Istambul: O que fazer com apenas 01 dia na cidade

Istambul já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. Vocês se lembram das aulas de História, não é? Então vou pular esta parte. O que importa é que atualmente é a maior cidade da Turquia. Com maioria da população Muçulmana, é uma cidade moderna com um centro histórico (a área de Sultanahmet, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1985) que atrai milhares de turistas todos os anos. Istambul está com um pé na Europa e outro na Ásia, separada pelo Rio Bósforo que corta a cidade ao meio e deixa cada metade sua em um continente diferente.

Rio Bósforo (eu na Europa fotografando a Ásia)
Rio Bósforo (eu na Europa fotografando a Ásia)

Resolvi compartilhar com vocês um roteiro para quem vai passar 01 dia na cidade, sim, 01 dia apenas. Nós voamos de Turkish Airlines saindo de São Paulo para Barcelona fazendo escala em Istambul (que é o hub da companhia), e então decidimos passar um dia na cidade antes de seguir para o destino de nossas férias. Claro que a cidade merecia vários dias para ser curtida e fotografada, mas era ficar um dia ou seguir adiante sem conhecer nada da Turquia. Como eu nunca agüentaria isto, aproveitei a oportunidade.

Ficamos hospedados em um hotel da rede Accor chamado Ibis Istambul City West, que não estava localizado no centro histórico de Sultanahmet, mas sim a meio caminho entre o centro e o Aeroporto Internacional de Ataturk. O hotel é padrão da rede Ibis e nos custou pouco mais de R$ 150,00 sem café da manhã (dezembro 2015), que é cobrado à parte. Como nosso vôo pousou à noite, pegamos um taxi (não sem antes negociar) e fomos dormir. O hotel oferecia transfer gratuito até as proximidades de Sultanahmet, então no dia seguinte acordamos cedo e fomos conhecer a cidade, pois só teríamos até o final da tarde para isto, antes de regressarmos novamente para o aeroporto.

Aproveite para reservar o seu hotel em Istambul clicando aqui.

Chegando à Praça Sultanahmet e já nos deparamos com esta belezura
Chegando à Praça Sultanahmet e já nos deparamos com esta belezura

Nossa primeira parada foi a Praça de Sultanahmet em si, que está localizada entre os dois monumentos mais famosos da cidade: a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul. O nome da praça se deve ao sultão Ahmed I (1590-1617) que ali construiu uma grande mesquita que também leva o seu nome, mais conhecida por nós como Mesquita Azul. Aqui você vai desejar ficar horas olhando para estas duas construções deslumbrantes de Constantinopla. Fotos e mais fotos até acabar o cartão de memória da sua máquina.

Optamos por começar nossa visita pela Mesquita Azul. Construída em um estilo clássico otomano, esta é a única mesquita em Istambul com seis minaretes, aquelas torres pontudas bem altas na fachada.

A entrada foi gratuita e existe um dress code que você precisa seguir antes de adentrá-la: os homens têm de estar de calça e nada de camisa regata. Já as mulheres deverão cobrir os cabelos, ou seja, não se esqueça de levar o seu lenço ou aproveite para comprar um como lembrança de Istambul. 😉

Mesquita Azul fotografada da Praça Sultanahmet
Mesquita Azul fotografada da Praça Sultanahmet
Pátio interno da Mesquita Azul
Pátio interno da Mesquita Azul

Tanto homens quanto mulheres deverão tirar os sapatos antes de entrar na área destinada a orações. E por falar nisto, são duas entradas distintas, uma para os religiosos e outra para os turistas (nós ficamos na parte dos fundos, separados por uma guarda corpo de madeira pra não atrapalharmos as orações. Sabe como é turista, né?).

Nós turistas atrás do guarda corpo (está vendo ele ali?)
Nós turistas atrás do guarda corpo (está vendo ele ali?)
Área destinada às orações
Área destinada às orações

A arquitetura islâmica estonteante de seu interior

A arquitetura islâmica estonteante de seu interiorA Basílica de Santa Sofia foi a nossa próxima parada, também conhecida como Hagia Sophia  teve seu uso inicialmente como basílica Ortodoxa, após algumas reviravoltas históricas (a primeira foi destruída em uma rebelião; a segunda foi destruída em um incêndio iniciado durante outra revolta; a terceira é a atual estrutura que você verá). Aqui sim nós temos que comprar ingresso (40 turcas liras), pois apensar do nome a Basílica é atualmente um museu. Não um museu cheio de peças para exposição e sim o edifício e seu interior por si só é o que está sendo exposto ao visitante.

Fachada do Museu Hagia Sophia (Santa Sofia)
Fachada do Museu Hagia Sophia (Santa Sofia)

No século XV a basílica foi transformada em Mesquita quando o sultão Mehmed iniciou o cerco de Constantinopla, daí a razão de haver tanta mistura em seu interior entre símbolos católicos e islâmicos.

Preste atenção a estes detalhes quando visitá-la!

Detalhes católicos e muçulmanos
Detalhes católicos e muçulmanos
Os candelabros no interior do museu
Os candelabros no interior do museu
A Mesquita Azul vista da janelinha do interior da Basílica de Santa Sofia
A Mesquita Azul vista da janelinha do interior da Basílica de Santa Sofia

Informações do Museu Hagia Sophia:

Verão – 15 de abril até 25 de outubro – Horário: 09:00h – 19:00h (Venda de ingresso até às 18:00h)

Inverno – 25 de outubro até 15 de abril – Horário: 09:00h – 17:00h (Venda de ingresso até às 16:00h)

Preço do bilhete: 40 Liras turcas.

Visite a página oficial para verificar informações de horários e para compra de ingressos antecipado.

Neste buraquinho, ouvi dizer que se você esfregar o dedo e sair molhado, terá desejo realizado.
Ouvi dizer que se você esfregar o dedo dentro deste buraquinho e sair molhado, terá seu desejo realizado.

Na bilheteria do Museu Santa Sofia é possível adquirir o Museum Pass que é válido por 05 dias consecutivos e dá direito a acesso a diversas atrações turísticas da cidade por 85 liras turcas.

Entrada do Palácio Topkapi
Entrada do Palácio Topkapi

Perto dali encontramos o Palácio de Topkapı que um dia foi residência de Sultões, hoje um belo museu com diversos objetos de ouro, pedras preciosas, painéis de azulejos incríveis e por aí vai, distribuídos em diversos pavilhões. Dá pra ficar um bom tempo por lá.

Detalhes arquitetônicos no interior do Palácio
Detalhes arquitetônicos no interior do Palácio

Fica aberto entre 9:00 AM – 6:45 PM durante o verão (15 de abril – 30 de outubro) e este horário reduz durante o inverno (30 de outubro – 15 de abril) passando para 9:00 AM – 4:45 PM. Informações detalhadas você pode ter no site oficial.

Pátio no final do Palácio Topkapi
Pátio no final do Palácio Topkapi

O ingresso apenas para o Museu custa 40 Liras Turcas, mas se você quiser visitar também o harém e os dormitórios então deve-se pagar adicionais 25 LT.

Mais um detalhe dos pavilhões do Topkapi
Mais um detalhe dos pavilhões do Topkapi

O dia foi curto e optamos por conhecer estas três maravilhas, de resto ficamos batendo perna pela área de Sultanahmet pra ver as lojinhas, passamos em frente ao Grande Bazar (que já se encontrava fechado L) e no meio disto tudo, fizemos uma parada para um almoço. Claro que queríamos comer algo típico da Turquia e tentamos fugir dos muitos restaurantes turísticos ao longo da Divan Yolu Caddesi. Escolhemos um restaurante local chamado Saray Kebabcisi, e foi aqui que eu descobri que Homus era muito mais gostoso do que a referência que eu tinha no Brasil.

A foto está péssima mas o Homus e o pão estavam incríveis
A foto está péssima mas o Homus e o pão estavam incríveis
O Grande Bazar fechado bem na minha frente
O Grande Bazar fechado bem na minha frente

Presenciamos uma das chamadas para oração em que eco por toda a cidade o som de cântico islâmico que sai de diversas caixas de som espalhadas pelas mesquitas. Veja o vídeo deste momento.

Veja abaixo o mapa do trajeto que contamos neste post, salve em seu celular e utilize-o quando for visitar Istambul:

Interior de uma mesquita
Interior de uma mesquita

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer na cidade ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 thoughts to “Istambul: O que fazer com apenas 01 dia na cidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *