Piranhas e Canindé de São Francisco: além do Cânion do Xingó

A maioria das pessoas opta por conhecer o Cânion do Xingó em um bate-volta partindo de Aracaju que costuma ser oferecido pelas agências de turismo local e ocupam o dia inteiro. Esta opção pode ser muito cansativa, mas válida pra quem só tem um dia livre por lá. Minha sugestão é alugar um carro, pegar estrada e se hospedar na cidade de Piranhas que fica na divida do estado (mas do lado de Alagoas).

Piranhas e o rio São Francisco (vista do Mirante Secular)

Dia 01

Pegamos a estrada saindo de Aracaju por volta das 09h00 da manhã em direção a Piranhas e planejamos chegar a tempo de almoçar na cidade. Foram pouco mais de 03h de viagem, contando com uma parada para um café no meio do caminho.

Vista do centro histórico de Piranhas e o Mirante Secular
Vista do centro histórico de Piranhas e o Mirante Secular

Chegamos ao Mirante Secular, mirante que foi construído no século XIX, de onde temos uma vista sensacional da cidade e do Rio São Francisco. E é ali do lado que está localizado o restaurante Flor de Cactus, nossa escolha para almoço. De primeiro momento, foi nossa escolha por conta da vista, mas a comida agradou. Pedimos uma moqueca de camarão muito bem servida, mas por conta da ventania que estava lá em cima, teve que ser comida rapidamente antes que ficasse fria.

Moqueca de camarão do restaurante Flor de Cactus
Moqueca de camarão do restaurante Flor de Cactus

Saindo do mirante, nós voltamos para o carro, pois teríamos mais uns 40 minutos pela frente até a Eco Fazenda Mundo Novo. Havíamos agendado para conhecer os sítios arqueológicos com pinturas rupestres (todos são patrimônios protegidos pelo IPHAN) e um dos refúgios do bando de cangaceiros comandados por Lampião.

Pintura rupestre na Trilha da Arqueologia
Pintura rupestre na Trilha da Arqueologia

Para visitar a Eco Fazenda Mundo Novo, deve-se entrar em contato por whatsapp (79 99804 0673 / 99606 0609), pois há dois horários possíveis, às 08h30 ou 15h30. A visita custa R$40,00 por pessoa e deve ser pago no local. Também é possível se hospedar no local com pensão completa. Com certeza, este é meu plano para um futuro breve.

Formação rochosa do local nos lembra dos corais do mar
Formação rochosa do local nos lembra dos corais do mar

Quem nos recebeu foi o simpático proprietário do local, o Sr. José Augusto, que já iniciou nosso encontro contando a história do local. Sem dúvida, uma joia do bioma Caatinga. A história dele e de como os dois começaram esta relação de respeito e pertencimento.

Pinturas rupestres datadas de nove mil anos de existência
Pinturas rupestres datadas de nove mil anos de existência

Foi uma tarde riquíssima onde tivemos aulas sobre a Caatinga, de arte rupestre, da história do cangaço nordestino e curiosidades das gravações Globais (como a minissérie Amores Roubados) que o Sr. José se orgulha em contar.

São 05 trilhas disponíveis e sempre acompanhadas do proprietário e sua sabedoria, são elas: trilha da arqueologia, trilha cordilheira do sol, trilha do cangaço, trilha alto do céu e a trilha dos veados.

Pedra com furo (parece até que fui "photoshopado" dentro dela)
Pedra com furo (parece até que fui “photoshopado” dentro dela)

Terminamos as trilhas com o horário do pôr do sol se aproximando. Descemos até o Rio São Francisco para terminar o dia próximo às suas águas e esperar a noite cair. Depois voltamos para cidade de Piranhas, onde estávamos hospedados.

Vista incrível do Velho Chico
Vista incrível do Velho Chico
Rio São Francisco
Rio São Francisco

Dia 02

Começamos este dia com o ponto alto da viagem que é o passeio de lancha pelo Cânion do Xingó. Conto tudo neste post aqui.

Degustação na Cachaçaria Altemar Dutra
Degustação na Cachaçaria Altemar Dutra

À noite foi a vez de conhecer o centrinho da cidade de Piranhas e descobrir o que acontece de bom por lá. O agito fica concentrado em torno da Cachaçaria e Restaurante Altemar Dutra Não tem como você não encontrar. São diversos restaurantes localizados nesta área e em cada noite, um deles é responsável por colocar música ao vivo no meio da rua. Achei o clima ótimo, assim como a comida do Restaurante Altemar Dutra (nome que presta homenagem ao cantor que ficou conhecido como “rei do bolero”) que estava deliciosa.

Clima noturno no largo em frente ao Restaurante Altemar Dutra
Clima noturno no largo em frente ao Restaurante Altemar Dutra

Dia 03

No último dia da viagem por Piranhas e Canindé, acordamos cedo para conhecer melhor a arquitetura do centro histórico de Piranhas, que foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, e subir a escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim. São nada mais nada menos que 250 degraus morro acima, mas a vista vale o esforço.

As casas do centro histórico de Piranhas (AL)
As casas do centro histórico de Piranhas (AL)
Igreja do Senhor do Bonfim
Igreja do Senhor do Bonfim
A escadaria de acesso à Igreja
A escadaria de acesso à Igreja

Saindo do centro histórico, foi a vez de cruzarmos o rio São Francisco em direção à cidade de Canindé e pararmos no mirante que fica na rodovia SE-303 para fotografar a Usina Hidrelétrica do Xingó. É possível visitá-la, mas optamos por deixar de fora do nosso roteiro.

Usina Hidrelétrica do Xingó
Usina Hidrelétrica do Xingó

O terceiro e último destino do dia foi o Museu de Arqueologia de Xingó (ou MAX) que fica na cidade de Canindé de São Francisco. Foi inaugurado no ano 2000 e é mantido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Não deixe de ir lá quando você estiver conhecendo a região. O ingresso é baratinho… Custa apenas R$ 5,00 (valor de 2016).

Museu MAX
Museu MAX
O acervo museológico da instituição é formado por mais de 50.000 peças
O acervo museológico da instituição é formado por mais de 50.000 peças

Veja abaixo nosso mapa com estas atrações. Salve e use na sua visita.

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Pirinhas ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *