Uruguai: Um dia para conhecer Punta Del Este

Chegamos ao aeroporto de Montevideo já familiarizados com o lugar, pois não é minha primeira vez no Uruguai. País pequeno, calmo, com quase metade da sua população vivendo na capital e produtor de um vinho muito particular (da uva tannat).

Alugamos um carro utilizando um site de busca pela internet e retiramos no aeroporto. Desta vez, a ideia da visita ao Uruguai foi de fazermos dois “bates-voltas” em um mesmo final de semana, o primeiro seria passar um dia em Punta Del Este e o segundo dia em Colonia Del Sacramento.

No dia seguinte, após termos dormido super bem no Hotel Mercure Montevideo Punta Carretas e tomado nosso café da manhã, caímos na estrada. Foram pouco mais de 02 horas de viagem até alcançarmos a Casapueblo.

Vista lateral da Casa Pueblo
Vista lateral da Casa Pueblo
Meus companheiros nesta viagem
Meus companheiros nesta viagem

A Casapueblo fica em Punta Ballenas, entrada de Punta Del Este, e foi construída pelo artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró que se inspirou na arquitetura das casas da ilha grega de Santorini. Hoje funcionam no local um hotel, restaurante, museu e uma loja de souvenir.

Acesso ao museu Casapueblo
Acesso ao museu Casapueblo
Detalhe na parede da Casapueblo
Detalhe na parede da Casapueblo

Chegamos um pouco antes de o Museu abrir (o horário do Museu Casapueblo é das 10h às 18h). Tomamos a decisão de comprar os ingressos (o ingresso te dá acesso às áreas comuns da Casapueblo por 02 dias consecutivos) e de seguir nosso caminho até as praias de Punta Del Este. Voltaríamos mais próximo ao horário do pôr do sol, o momento mais disputado no local.

Escultura La Mano ou Hombre emergiendo a la vida
Escultura La Mano ou Hombre emergiendo a la vida

Dirigimos direto até a Parada 1 da Praia Brava (Playa Brava) para conhecermos o que é o ícone turístico da cidade: a escultura A Mão (título original: La Mano ou Hombre emergiendo a la vida). A escultura é do artista chileno Mario Irarrázabal, que representa parcialmente 05 dedos humanos emergindo da areia da praia Brava. Foi instalada no ano de 1982 e se tornou um dos símbolos uruguaios mais famosos.

Você nunca vai conseguir tirar uma foto com a mão sozinho. Relaxa!
Você nunca vai conseguir tirar uma foto com a mão sozinho. Relaxa!
Dedos emergindo das areias da praia Brava
Dedos emergindo das areias da praia Brava

Como bons cariocas, alugamos cadeiras e guarda-sol para ficarmos um tempo nas areias da Praia Brava. As areias estavam muuuuito quente no verão e as praias muito cheias, bem ao estilo “verão em Ipanema”. A conclusão de todo grupo foi: não achamos nada demais nas praias de Punta Del Este.

Areias quentes e lotadas de gente
Areias quentes e lotadas de gente

Como ir à praia sempre dá aquela fome de cão, saímos em busca de um lugar para comer no centrinho de Punta e escolhemos o “Fish and Chips” pela ambientação. Restaurante praiano, ambiente despojado e copos que são potes reciclados. Enfim, tudo poderia ter sido ótimo se não fosse a comida. Todos os petiscos são muito gordurosos devido à forma de empanado e faltou sabor. Eu poderia até voltar lá, mas ficaria com as caipirinhas e sucos. Estes sim estavam muito bons!

Fachada do restaurante Fish and Chips em Punta
Fachada do restaurante Fish and Chips em Punta
Comida gordurosa e pouco saborosa
Comida gordurosa e pouco saborosa

Os restaurantes do Uruguai trabalham com devolução de IVA (imposto sobre produtos), pois é um incentivo ao turismo no país. Portanto se você pagar suas contas de hotel, aluguel de carro e restaurantes utilizando cartão de crédito, cartão de débito ou cartão pré-pago internacional têm direito ao desconto. Sempre se informe sobre isto nos estabelecimentos, pois passamos por alguns que disseram não ter isto (Muito estranho! Golpe?). Nem sempre o desconto vem na sua conta na hora do pagamento (este foi o caso do Visa). Alguns cartões fazem o estorno posteriormente (Mastercard, por exemplo). Os descontos NÃO valem para pagamento em dinheiro.

El Faro - farol na ponta mais ao leste de Punta Del Este
El Faro – farol na ponta mais ao leste de Punta Del Este

Após o almoço, foi a hora de caminhar pelo centro até chegar ao Farol e conhecer a “cara” de Punta. A cidade estava razoavelmente vazia durante a tarde (provavelmente estavam todos nas praias) e foram aproximadamente 20 minutos pra cruzar o centro todo até chegar El Faro. A arquitetura da cidade é Art Decó e por mais que tenhamos visto muitos estabelecimentos fechados e abandonados pelo caminho, o centro tem seu charme.

Exemplo de arquitetura Art Decó no centro de Punta
Exemplo de arquitetura Art Decó no centro de Punta
Grafite em um dos edifícios fechados do centro
Grafite em um dos edifícios fechados do centro

Antes de voltarmos para Casapueblo a tempo para vermos o sol se pôr, fomos até La Barra para conhecer (e passar sobre) a ponte Leonel Viera, que ficou conhecida em razão de suas ondulações que garantem muito frio na barriga e divertimento ao cruzá-la de carro. Fizemos isto umas 03 vezes porque fomos ganhando confiança pra acelerar o carro cada vez mais. Foi construída em 1965 sobre o rio Maldonado e desenhada pelo próprio Leonel Viera, que hoje dá nome a ela.

Entrando na onda da ponte Leonel Viera
Entrando na onda da ponte Leonel Viera

Voltamos para a Casapueblo por volta das 18h (pois estava previsto o pôr do sol em torno das 19h). O ingresso dá acesso ao Museu e Lojinha com diversas gravuras e originais do pintor uruguaio Carlos Vilaró e um café/bar onde compramos algumas bebidas e subimos à varanda que já estava cheia. Não havia mais mesas livres. O pôr do sol no local é um evento, ficam fotografando observando o sol se pondo na linha do mar enquanto o som do ambiente toca uma poesia escrita e recitada pelo próprio Vilaró. Como sou pé-frio pra esta coisa de sol e chuva, até hoje estou esperando pra ver aquele pôr do sol.

Assim se pôs o Sol, juntinho com as nuvens até o fim.
Assim se pôs o Sol, juntinho com as nuvens até o fim.
Desisti do pôr do Sol
Desisti do pôr do Sol

casapueblo_tarde

casapueblo_noite

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer na cidade ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *