5 coisas para fazer em Paraty num final de semana

Paraty é uma cidade localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro , quase no estado de São Paulo. A cidade foi, durante o período colonial brasileiro, o principal porto de saída do ouro. É uma das extremidades da famosa Estrada Real. Por estarem localizadas quase ao nível do mar, muitas de ruas de Paraty são periodicamente inundadas pela maré. Faz parte do charme da cidade.

Abaixo listo alguns bons programas pela cidade. Vá e permita-se querer voltar.

  1. Se perder pelas ruas do centro histórico.

O centro histórico de Paraty é onde se encontra os diversos exemplares da arquitetura colonial portuguesa. Os casarios são lindos, fotogênicos e muito bem conservados devido à estagnação econômica sofrida pela cidade ao longo do século XX.

Visite lugares icônicos da cidade como a Igreja de Santa Rita de Cássia, localizada do Largo de Santa Rita, um dos cartões postais da cidade. O Mercado de peixe, o cais, rua da praia, os diversos sobrados coloniais e os originais “calçamento pé de moleque” são alguns dos pontos que tornam o centro histórico um lugar para ver o tempo passar.

Largo de Santa Rita
Ruas ficam constantemente alagadas por estarem no nível do mar
  1. Os festivais que acontecem todos os anos na cidade.

A cidade de Paraty já se tornou famosa por conta dos seus festivais e o mais famoso deles é a FLIP, a Feira Literária Internacional de Paraty, que deixa a cidade lotada de visitantes. A FLIP acontece no mês de julho, mas os ingressos para as mesas de debate e workshops se esgotam rapidamente.

Outro festival famoso é o Bourbon Festival Paraty, Festival Internacional de jazz, blues, r&b e soul, já consolidado como um dos mais importantes festivais de música do Brasil. Estive lá e o clima da cidade muda. São muitas pessoas à noite lotando o centro histórico e diversos palquinhos espalhados com música manhã, tarde e noite.

Há também o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty onde se celebra esta bebida que é um dos símbolos da cidade. Se tiver tempo, vá visitar um dos tantos alambiques que estão nos arredares da cidade.

  1. Visitar Trindade e suas praias.

Trindade é um dos destinos mais importantes e mais famosos do município de Paraty. Está localizada a 30 km do trevo de Paraty, dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. Esta pequena vila tem belíssimas praias, trilhas, piscinas naturais e cachoeiras. É possível, inclusive, se hospedar em Trindade, caso você prefira uma noite mais tranquila e menos agitada que das ruas do centro histórico de Paraty.

A praia do Cepilho e a praia do Cachadaço são alcançadas de carro através da estrada de Trindade. Já a piscina natural do Cachadaço chega-se caminhando através de uma pequena trilha ao final da praia de mesmo nome.

Praia do Cachadaço
Piscina do Cachadaço
  1. Tomar um sorvete e contemplar os passantes.

Desacelerar faz parte de conhecer Paraty. Se permitir sentar em uma das mesas dos diversos estabelecimentos que ocupam os cantos das ruas do centro histórico e observar o movimento de turistas e moradores pelas ruas tem seu valor. Para acompanhar o seu descanso, uma boa pedida é tomar um sorvete na sorveteria Finlandês. A sorveteria começou sua história na cidade de Penedo e atualmente conta com 03 estabelecimentos, incluindo este em Paraty. O sorvete é artesanal e há sabores como manga, torta de limão, mascarpone com amarena, chocolate com amêndoas, entre tantos outros.

  1. Comer, comer e comer bem.

A cena gastronômica em Paraty vem melhorando (e se tornando mais cara) a cada ano e como eu amo comer bem, não podia deixar de incluir este tópico. Não deixe de experimentar a inusitada feijoada de frutos do mar em um dos vários restaurantes tradicionais da cidade.

Feijoada de frutos do mar

Se você gosta de comida asiática como eu, vai gostar de saber que existe o restaurante Thai Brasil. O local é agradável, mas tem fila no horário do almoço e o atendimento é falho. Em compensação, a comida faz valer toda a espera, pois é realmente saborosa e muito bem executada. Abre apenas para almoço.

O ápice da gastronomia caiçara de Paraty está no restaurante Banana da Terra, comandado pela chef Ana Bueno. Está instalado em um casario colonial na rua Dr. Samuel Costa, 198. Nós comemos de entrada os famosos Bolinhos de queijo defumado com paçoca de banana com bacon e geleia de pimenta. E para o prato principal, pedimos Polvo com páprica, tomate seco da casa, cebola pérola, pesto de azeitona preta sobre purê de batata doce com pedaços de alho assado e Camarões ao creme fresco e vinho do Porto com arroz de castanha de caju. Os pratos são fantásticos. A conta do restaurante é salgada, mas será o melhor da gastronomia de Paraty que você poderá degustar.

Pratos do Banana da Terra

NO MAPA VOCÊ ENCONTRA TODOS OS LUGARES QUE CITAMOS NESTE POST

Eu, pelas ruas de Paraty

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Paraty ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *