Colonia Del Sacramento: um dia na charmosa cidade uruguaia

A cidade de Colonia Del Sacramento fica localizada ao sudeste do Uruguai, à beira do rio de La Plata. Seu Centro Histórico é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. As duas formas principais de acesso dos turistas à cidade é através de barco partindo de Buenos Aires (cerca de 01 hora) e carro partindo de Montevidéu (aproximadamente 02 horas de viagem).

Como estávamos hospedados em Montevidéu e com carro alugado, decidimos fazer um bate-volta até Colonia del Sacramento. Todo percurso é através da rodovia 1 que está em ótimas condições, tornando a viagem bastante prazerosa.

Quem parte da cidade de Buenos Aires (na Argentina) pode utilizar o Buquebus para fazer a travessia. A barca parte de Puerto Madero com destino à Puerto de Colonia algumas vezes durante o dia, o que torna possível fazer um bate-volta de barco.

rio de la Plata

Colonia é pequena e o centro histórico é ainda menor, então é perfeita para um bate-volta, não sendo essencial dormir na cidade. Caso opte por ficar mais de um dia, há diversas pousadas charmosas localizadas próximas a Plaza Mayor.

A Plaza Mayor é o ponto de partida para conhecer a cidade. Aqui ela foi fundada por Dom Manuel Lobo em 1680. Ao redor da praça, há diversos restaurantes e também museus e pousadas.

As atrações turísticas ficam próximas uma das outras, o que permite que você conheça tudo a pé. Então não é necessário seguir uma ordem rígida do que conhecer primeiro, permita-se caminhar tranquilamente pelas ruas de pedra de Colonia e ir explorando aos poucos seus encantos.

O Portón de Campo foi construído pelos Portugueses para proteger a cidade. É um portão e uma ponte levadiça do século XVIII que lhe renderão fotos ótimas.

A Calle de los Suspiros é uma das ruas mais famosas, pois ainda conversa todos os aspectos originais, tanto de pavimento quanto das casas ao longo dela. A rua é bloqueada para carros, sendo apenas permitida a passagem dos pedestres.

O Farol de Colonia del Sacramento é outro ponto bastante visitado. Construído em 1857, tem 26 metros de altura. Paga-se 15 pesos uruguaios para subir no farol (aberto das 11h até 19:30h), de onde pode-se avistar o rio de La Plata e boa parte do centro histórico. Já li muitos textos comparando a cidade à Paraty (no Rio de Janeiro ), mas acho Paraty muito maior e mais encantadora.

As Ruínas do Convento de San Francisco (século XVII) estão localizadas ao lado do Farol.

O Muelle de Colonia, também conhecido como Muelle Antigo de Colonia, é a antiga doca que avança sobre o rio. Lugar agradável para ver o movimento dos barcos e pessoas.

A Basílica del Santísimo Sacramento foi construída em 1810 e reconstruída entre 1836 e 1841 após ter sido destruída por um raio. Está localizada dentro do perímetro do centro histórico.

Nas proximidades da Plaza Mayor estão localizados os museus da cidade; dentre eles estão: Museu Português, Museu Naval, Casa de Nacarello, Museu Municipal e Museu do Azulejo. O horário de funcionamento deles é entre 11:15h e 16:45h. O Ticket para acesso a todos os museus custa 50 pesos uruguaios e pode ser adquirido no Museu Municipal.

Seja um bate-volta a partir de Montevidéu ou de Buenos Aires, vale a pena passar um dia conhecendo uma das cidades mais antigas do Uruguai.

Fomos agraciados por este pôr do sol incrível enquanto pegávamos a estrada para voltar à Montevidéu.

VEJA O MAPA ABAIXO COM TODOS OS LOCAIS QUE FORAM CITADAS NESTE POST.

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa

Ainda tem dúvidas sobre o que fazer na cidade ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *