O que conhecer em Barcelona, na Espanha

Barcelona é uma cidade cosmopolita, agitada, onde o antigo e o novo se misturam naturalmente. Graças ao arquiteto Antoni Gaudí, Barcelona se tornou uma cidade marcante, de aspecto único, que você perceberá ao visitar pela primeira vez alguma das obras dele.

Barcelona fica localizada na região sudeste da Espanha denominada Catalunha, inclusive o idioma falado aqui não é exatamente espanhol, e sim o catalão. Uma espécie de variação que faz você estranhar muito no início, mas logo se acostuma. Vá, explore e permita-se apaixonar por esta cidade!

O que conhecer em Barcelona?

Listamos aqui alguns lugares imperdíveis da cidade para você não deixar passar quando estiver por lá.

La Rambla

Rambla é o nome de uma das ruas mais famosas da cidade. É ao longo deste 1,2 Km que se encontram turistas e locais. Um lugar democrático com lojas, mercados, restaurantes e atrações turísticas funcionando dia e noite. Ela se estende da Plaça de Catalunya até a Plaça del Portal de la Pau.

Mercado La Boqueria

Conhecido popularmente como La Boqueria, o Mercat de Sant Josep de la Boqueria é o mercado público da cidade velha e está localizado em La Rambla. É um dos mercados mais antigos e importantes da cidade. Aqui você irá encontrar diversas barraquinhas vendendo frutas, vinhos, queijos, presuntos cru, frutos do mar, azeites e tantas outras coisas características da Espanha. Não deixe de entrar e experimentar. Se estiver com bastante fome, algumas barracas servem lanches e até almoço completo.

Note a arquitetura art nouveau do local, com ferro retorcido e elementos decorativos inspirados em elementos da natureza.

O horário de funcionamento de La Boqueria é das 8h às 20h30 e não abre aos domingos.

Arquitetura de Gaudí

Como falei na introdução, Gaudí “transformou” Barcelona e sua essência a partir de suas obras, bastante ousadas para a época. E ainda são.

Desde a beleza estonteante da Sagrada Família até os detalhes quase macabros da Casa Batlló, nós fizemos um post completo dedicado à estas obras. Não deixe nunca de incluí-las quando visitar Barcelona. Leia o post completo clicando aqui.

Museu Nacional d’Art de Catalunya

O MNAC fica sobre um morro. Algumas escadarias te levam até lá e proporcionam uma ótima vista da cidade. Por conta desta característica, recomendamos que vá fazer sua visita mais pro final da tarde e junte o programa ao pôr do sol.

Em sua coleção, encontra-se arte românica, gótica, barroca e moderna. O edifício, por si só, também vale ser explorado. De lá, é possível avistar a cidade de diversos ângulos.

O horário de funcionamento do MNAC é de terça a domingo, das 10h às 20h, sendo aos domingos fecha mais cedo. Confira o site oficial para maiores informações.

Pavilhão Barcelona

Para quem é arquiteto ou amante do assunto, uma visita ao Pavilhão Barcelona do arquiteto alemão Mies van der Rohe (foi um dos fodões do modernismo) é imperdível. Foi construído para a Exposição Internacional de 1929. É um importante exemplar da arquitetura moderna mundial, conhecido por usar formas simples e planas em contraponto a materiais extravagantes como o mármore travertino e ônix vermelho.

O pavilhão fica no caminho para o Museu Nacional sendo perfeito para uma programa casado.

O horário de abertura do Pavilhão Barcelona é das 10h até as 20h. No inverno fecha 2h mais cedo. Para maiores informações, visite o site oficial.

El Recinte Modernista de Saint Pau

Esta foi a grata surpresa de Barcelona. Sempre planejamos nossas viagens fazendo pesquisas em blogs e revistas especializadas e em nenhum deles havíamos lido alguma menção a Saint Pau. Como nós ficamos hospedados perto, foi por acaso que vimos este edifício lindo e soubemos que poderíamos visitar.

Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997, foi inaugurado em 1930 como hospital em decorrência da fusão de outros seis hospitais da cidade. Atualmente, funciona um centro cultural e museu. O local é lindíssimo e único.

Funciona todos os dias da semana, das 10h até 18h30. Mais informações, visite o site oficial.

Catedral de Barcelona

Chamada de Catedral da Santa Cruz e São Eulália, esta é a catedral de Barcelona e não a Sagrada Família, como talvez você possa estar pensando.

É uma grande catedral nos melhores moldes europeus, com estilo gótico e imponente. Foi construída entre os séculos XIII e XV.

Nós passamos a noite de natal em Barcelona e tivemos o prazer de visitá-la durante à noite e assistir à uma apresentação de orquestra e coro que foi lindíssima.

Para saber o horário de funcionamento dela, acesse o site oficial.

Arenas de Barcelona e Plaça Espanya

Arenas de Barcelona é um shopping center localizado (como o nome mesmo já diz) dentro de uma arena onde até o ano de 1977 foi uma arena de torada, chamada de plaza de toros. Shopping center como os nossos com muitas lojas, cinema e restaurantes, que são os destaques, porque ficam na cobertura em uma espécie de varanda aberta e todos parecem ótimos (tivemos dúvida para escolher em qual almoçar).

Dica de ouro: de segunda a sexta, os restaurantes fazem o prato turístico com entrada + prato principal + sobremesa por um preço fixo e camarada. Vale muito a pena!

Fundação Joan Miró

Como o nome já entrega, é um museu de arte moderna que homenageia Joan Miró, artista espanhol mundialmente conhecido. Fica no Montjuïc, então é ideal para casar os dois programas em uma mesma tarde.

Para quem curte arte, é um museu imperdível, pois tem um acervo grande de Miró.

O horário de funcionamento é das 10h até as 20h. No domingo fecha às 15h. Para maiores informações, visite o site oficial.

Castelo Montjuïc

O castelo Montjuïc foi uma fortaleza militar e atualmente abriga a sede da prefeitura da cidade de Barcelona. Abriga também um museu militar.

Melhor maneira de chegar lá é pegar a linha de ônibus que sobe o Montjuïc. Caso contrário, irá se cansar bastante, pois não é tão perto quanto parece no mapa.

O castelo funciona das 10h até as 20h, todos os dias. Para informações sobre a visita e valores, entre no site oficial.

Arco do Triunfo de Barcelona e Passeig de Lluís Companys

Barcelona também tem um arco para chamar de seu. Ao contrário de outras cidades europeias, para as quais o arco do triunfo tem um propósito militar, este foi construído para a Exposição Universal de Barcelona de 1888, que foi realizada no Parque da Cidadela.

O Arco está localizado em uma das extremidades da avenida Passeig de Lluís Companys. Na outra extremidade desta avenida fica o Parque da Ciudadela.

Dica de prata: ao longo da avenida, preste atenção nas luminárias modernistas, de autoria de Pere Falqués.

Parc de la Ciutadella

Este é um dos parques mais antigos da cidade de Barcelona (isto se não for O MAIS antigo). Dentro dele estão situados também construções como o Castelo dos três dragões (Castell dels Tres Dragons), o Zoológico da cidade e o Parlament de Catalunya.

Na minha opinião, o elemento mais bonito do parque é o lago com a fonte. A fonte é também composta por duas escadarias laterais e a escultura Carro de l’Aurora, que a torna ainda mais cênica e bela. Daqueles lugares que a gente fica um tempão fotografando.

Passeig Marítim

O Passeio Marítimo de Barceloneta é o melhor lugar para você terminar uma tarde. Ao longo de toda a orla você encontrará, além do mar ao seu lado, restaurantes, cafés, esculturas incrível e muita gente bonita correndo e pedalando.

No verão, bomba!

Santa Maria del Mar

Igreja toda construída no estilo gótico, uma das mais bonitas da cidades (agora já temos um “Top 3” aqui, né?). Em seu interior, 03 naves dividem a planta juntamente com colunas muito altas. Preste atenção aos detalhes, principalmente nos vitrais que são maravilhosos.

A igreja abre das 9h às 12h e das 17h às 20h com acesso gratuito. Das 12h às 17h, paga-se para entrar.

Torre Glòries

Também conhecida como Torre Agbar, este espigão do renomeado arquiteto francês Jean Nouvel, fica localizada no bairro El Poblenou. O legal mesmo é ir lá durante a noite para ver sua fachada mudando de cores e desenhos, graças aos seus 4500 painéis LED.   😮

Parc del Laberint d’Horta

Descobri este parque por acaso e fiz questão de conhecê-lo para realizar um sonho de criança: entrar em um labirinto.

O Parque do Labirinto é considerado o jardim mais antigo da cidade de Barcelona.

Fomos, brincamos, corremos dentro do labirinto e apostamos para ver quem saía dele primeiro. Me realizei, sem dúvidas.

Não há nenhuma outra atração próxima a este parque que possa ser combinada. Então é ir, visitar e seguir de volta para o metrô. A estação mais próxima a ele é a Mundet (linha 3 – verde).

O parque abre das 10h até as 20h, todos os dias. Para informações sobre a visita e valores, entre no site oficial.

VEJA ABAIXO UM MAPA COM TODOS OS LUGARES CITADAS NESTE POST.

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa | Guias de Viagem

Ainda tem dúvidas sobre o Barcelona ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *