Phi Phi Island: como chegar e o que fazer na ilha mais famosa da Tailândia

Acredito que todo mundo quando pensa na Tailândia logo vem à mente duas imagens: a dos templos budistas maravilhosos e das praias paradisíacas. Isolando estes pensamentos apenas para as praias, logo vem à mente: Phi Phi Island (ou Ko Phi Phi Don, em tailandês).

É neste arquipélago que ficam algumas das praias mais maravilhosas, incluindo Maya Bay, que ficou famosa, e colocou a Tailândia definitivamente na rota turística, graças ao Leonardo di Caprio e ao filme “A Praia”, que estrelou em 1999.

A maioria dos viajantes opta por fazer um bate-volta de barco partindo de Phuket ou Krabi. Sim, é possível! Mas o que nós escolhemos (e recomendamos) foi ficar alguns dias hospedados na ilha para ter tempo de apreciá-la como merece. No nosso caso, foram 4 dias inteiros.

Como chegar em Phi Phi Island

Partindo de Bangkok

Se você está em Bangkok e descerá para as ilhas ao sul do país, então a melhor maneira (mais rápida e cômoda) é ir para Phuket ou Krabi de avião e pegar um ferry até a ilha. As passagens são baratas e existem algumas empresas como a Thai Smiles (que foi a que utilizamos), a Bangkok Airways (empresa aérea boutique) e a Air Asia (low cost). Todas com site e possibilidade de compra pela internet. Dica: leve o cartão da compra com você. Ouvi dizer que podem pedir para vê-lo no check in (não aconteceu com a gente em nenhum voo, mas melhor pecar pelo excesso).

View Point é um dos pontos mais altos da ilha e o melhor para observá-la de cima.

Partindo de Phuket ou Krabi

Para alcançar Phi Phi Island, seja partindo de Phuket, seja partindo de Krabi, tem que comprar as passagens de Ferry nos próprios portos ou antecipadamente pela internet. Nós compramos antecipado pela internet (www.phuketferry.com) porque havíamos lido em outros blogs que as barcas saíam lotadas e recomendavam fazer desta forma. Mas na prática, vimos que dá para comprar no local, pois existem vários horários e várias empresas diferentes fazendo a travessia. Mesmo na alta temporada nosso ferry não estava lotado, nem na ida, nem na volta. O valor dos ferrys variam entre 350 e 500 baht.

O tipo de praia que te espera em Phi Phi

Do aeroporto, pegue um taxi até o píer de sua escolha. Se você estiver indo para Phuket, o píer será o Rassada Pier. No caso de Krabi, o Ao Nang Pier ou Klong Jilad Pier ou Railay Bay Pier (existem três: escolha o mais perto do aeroporto ou o mais perto do seu hotel, caso esteja hospedado em Krabi). Lembre-se que nos dias de semana, a viagem “aeroporto-pier” pode chegar a durar 01h30. Então, planeja-se.

Não importa em qual destes píeres você irá embarcar. O destino sempre será o mesmo: Tonsai Pier, em Koh Phi Phi.

Ao desembarcar em Phi Phi, ainda no píer Tonsai, você deverá pagar 20 baht por pessoa equivalente à taxa de lixo, que ajuda a manter a limpeza da ilha. Ainda assim, você verá muitos lixos pelas trilhas e este é o único fator que me entristeceu lá.

Onde se hospedar em Phi Phi Island

Ton Sai Bay é a área da ilha onde se concentra a maioria das pousadas, hotéis e também restaurantes. Também é onde acontecem mais festas noturnas (nas praias, por exemplo), então se você precisa de silêncio para dormir, vale considerar esta informação. Long Beach é a melhor praia da ilha no quesito beleza e também tem diversas pousadas. Foi aqui que nós optamos para hospedagem. Não nos arrependemos!

As ruas de Ton Sai, o centrinho de Phi Phi

Ficamos no The Beach Resort e foi incrível poder acordar e tomar café da manhã olhando aquele mar da Tailândia, jantar em mesas com o pé na área e tomar banho na melhor praia de Phi Phi Island a hora que desse na telha.

Ficar hospedado em Long Beach exige uma caminhada de 20 minutos por trilha para chegar ao centro da ilha ou usar um transfer de Long Boat por 100 baht por pessoa (cada trecho). Nós fazíamos esta travessia caminhando (incluindo alguns sobes e desces) e era até divertido.

O que fazer e o que conhecer em Phi Phi Island

Long Beach

De todas as praias de Phi Phi Island, Long Beach é a mais bonita. A cor da água impressiona de tão clara; é aquele azul turquesa! Ao tirar uma foto sob a água, é quase como se estivéssemos dentro de uma piscina de tão nítida que fica a imagem. Nós passamos todas as tardes curtindo a praia de lá.

Show pirotécnico na praia

Assistir a um show pirotécnico na praia não será uma tarefa difícil, pois todas as noites, tanto no final de Long Beach quanto na praia próximo ao píer, haverá show pirotécnicos onde os caras rodam malabares inflamados ao som de música eletrônica. É a cara da Tailândia!

View Point

O View Point é uma das rotas de fuga em caso de Tsunami e oferece uma vista incrível da baía de Ton Sai. Existe 3 subidas diferentes para lá, sendo uma delas saindo do centrinho e outra da Long Beach. Qualquer que seja o acesso escolhido, deverá ser paga uma taxa de 30 bath por pessoa para o acesso ao local, pois o terreno é particular.

Dica de prata: leve um repelente de isentos e, claro, se besunte antes de subir lá. Tem muito mosquito pela trilha, não é brincadeira!

Passeio de barco pelas ilhas do arquipélago de Phi Phi

Não será difícil encontrar os barcos Long Tail pela ilha para fazer passeios durante o dia. Pelo contrário, você verá vários. São tantos que eles são até um ícone do lugar. São aqueles barcos de madeira com uma ponta bem longa e que os os próprios barqueiros enfeitam com flores.

É comum encontrar passeios pelas ilhas nas proximidades de Phi Phi, incluindo Phi Phi Leh, onde se encontra A famosa praia de Maya Bay. Aquela mesma que você está visualizando!

Visual sob as água de Nui Bay

Nós fizemos o passeio que durou aproximadamente 6 horas e visitamos os seguintes locais: Maya Bay, Loh Samah Bay, Pileh Bay, Viking Cave, Monkey Beach, Nui Bay e Loh Lana Bay. Vou falar um pouco de cada um destes. O custo deste tour náutico cheio de emoção foi de 3000 baht para 02 pessoas.

Maya Bay

É a praia que foi utilizada como set de filmagem de A Praia com Leonardo di Caprio. É um parque nacional e para entrar nela, é preciso pagar uma taxa de conservação de 400 baht por pessoa. Não se preocupe que esta taxa você paga lá mesmo. Tem um posto com um guarda florestal no local.

Dica de bronze: vá bem cedo para visitar Maya Bay.

Optamos por ir bem cedo, ainda com o sol baixo devido a quantidade enorme de turistas que invadem o local após 9h. Foi uma ótima escolha porque realmente tinha pouca gente e deu pra explorar a praia e a floresta com calma.

Loh Samah Bay

Do outro lado de Maya Bay, está esta outra baía e foi aqui que paramos para um mergulho livre. Foi incrível ver tanta vida marinha que chega a assustar. Uma formação rochosa quase redonda torna o visual desta baía um dos mais bonitos de lá.

Pileh Bay

Esta baia, além de lindíssima, tem águas calmas e mornas, sendo um dos melhores locais para banho neste passeio de barco. Cercada por morros altíssimos, Pileh Bay é uma definição perfeita de “paraíso”.

Viking Cave

A Viking Cave é apenas uma caverna por onde passamos para fotografar. Fomos informados que atualmente ela encontra-se proibida para exploração de seu interior por turistas.

Monkey Beach

Um dos momentos mais divertidos deste passeio foi nossa parada na Monkey Beach. Como o nome já entrega, é uma praia cheia de macacos.

Quando chegamos, não vimos nenhum. Então deixamos esta história pra lá e ficamos curtindo o mar. É uma praia ótima, com areia fininha e clara, mas infelizmente fica cheia de Long Boats ancorados.

Passado um tempo, os macacos começaram a “dar as caras”. E chegaram causando! Como eles estão acostumados com os turistas, não se intimidam e roubam comidas e qualquer outro item que possa parecer interessante, como uma canga (oi?). Não sei o que o macaco queria com ela, mas levou a canga de uma turista árvore acima e não trouxe mais.

Nui Bay

Aqui foi outro ponto de parada para mergulho livre com máscara e snorkel emprestados pelo próprio barqueiro. Águas cristalinas permitem observar a vida marinha facilmente.

 

Loh Lana Bay

Aqui foi uma decepção para nós. A praia era bonita, como todas as outras, mas estava cheia de lixo. Não tivemos vontade de permanecer muito tempo por lá e pedimos nosso barqueiro para regressarmos à Monkey Beach e terminar nosso tempo por lá.

Já no Brasil, procurei me informar porque uma praia tão bonita em um paraíso como Phi Phi Don estava tão suja. A resposta foi fácil de encontrar: turismo predatório.

Mas também encontrei uma boa notícia: uma ONG chamada Global Garbage ficou sabendo das condições que se encontrava a praia e fizeram uma limpa (literalmente) por lá, retirando 610 quilos de lixo do local, juntamente com Blue View Divers, uma escola de mergulho.

Conhecer praias menos visitadas como a Loh Moo Dee

Loh Moo Dee fica aproximadamente 20 minutos caminhando a partir do final da praia de Long Beach. É uma das praias mais vazias do Phi Phi Island, mesmo na alta temporada. Não é extraordinária, mas vale pra curtir o momento de “praia sem turistas”.

Comer um sorvete feito na hora

Pode ser de coco, de morango, chocolate ou qualquer fruta que esteja disponível no momento. Estes sorvetes, à base de leite e frutas, são congelados na hora por conta de uma base gelada em que trabalha o sorveteiro. Imagino que seja difícil de imaginar isto porque também está sendo difícil explicar, então filmei. Veja o vídeo!

Fazer uma tatuagem com a técnica do bambu

Muita gente vai pra Tailândia e volta com uma lembrança marcada na pele, pra sempre: uma tatuagem. Em Phi Phi Island, você terá muitas opções de locais para fazê-las e com duas técnicas diferentes, a já comum máquina de tatuar e o bambu, uma técnica mais antiga, mas muito comum nas ilhas tailandesas.

Nós dois resolvemos fazer uma e, claro, com a técnica do bambu. Afinal, em que outro lugar eu teria esta chance? Não quis saber a resposta à esta pergunta e garanti a minha experiência.

Dica de ouro: vai na fé porque dói menos do que fazer uma tatuagem com a maquininha!

Abaixo, um mapa com as praias de Phi Phi citadas aqui neste post.

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão. Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Seguro de Viagem | Aluguel de Moto | Aluguel de Apartamento e Casa | Reserva de Hostel | Passagem de Trem pela Europa | Guias de Viagem

Ainda tem dúvidas sobre o Phi Phi Island ou gostaria de compartilhar suas experiências por lá? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *