Fraser Island: a maior ilha de areia do mundo

Situada no estado de Queensland, Fraser Island logo fez a nossa cabeça. Afinal, além de ser a maior ilha de areia do mundo, ainda nos proporciona diversas paisagens em um mesmo lugar: praias belíssimas, floresta tropical, dunas de areia imensas, riachos, falésias incríveis e lagos com água cristalina.

Por todas estas paisagens incríveis dentro de uma mesma ilha, Fraser Island foi listada em 1992 como patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.

Como chegar a Fraser Island.

O acesso à ilha ocorre através de barcas e existem dois pontos de partida: River Head (em Hervey Bay) e Rainbow Beach. Nós optamos por sair de Hervey Bay.

Você pode acessar a ilha de carro alugado, mas apenas 4×4 é autorizado, já que muitas estradas são de areia de praia. E antes de viajar para Fraser com seu próprio carro, é necessário pagar uma taxa e fazer um registro de acesso no site da Queensland National Park.

Outra maneira de visitar Fazer Island é contratando um tour com alguma agência local. Estes tours são feitos em ônibus 4×4 e apenas por estar dentro de um destes enquanto atravessam dunas e florestas, já é uma grande aventura.

Nós escolhemos o serviço da Cool Dingo Tours e ficamos 02 dias completos pela ilha. Foi tempo suficiente para explorar os principais pontos sem correria.

Onde se hospedar em Fraser Island.

Há um grande complexo hoteleiro em Fraser Island chamado Kingfisher Bay Resort, com diversas opções de acomodação, desde apartamentos completos até alojamentos compartilhados. Outra opção, ainda na ilha, é o Eurong Beach Resort que fica localizado no outro lado de Fraser (o lado oceânico).

Caso você opte por passar apenas um dia em Fraser Island, poderá se hospedar em Hervey Bay. Nós ficamos duas noites por lá no Kondari Hotel, que é um ótimo custo-benefício.

 

O que conhecer em Fraser Island.

Lake McKenzie

Uma lagoa com areia branquinha e fininha com águas calmas e cristalinas. Parece o paraíso, né? E é mesmo! Na nossa opinião, um dos mais belos lugares de Fraser.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dica de prata: quando chegar no lago McKenzie, vá caminhando para a esquerda até o final, lá você encontrará uma pequena trilha que te levará à uma área do lago com pouquíssimas pessoas por perto.

Pile Valley

É uma enorme floresta de eucalipto bem no coração de Fraser Island. Uma espécie de floresta tropical que foi recuperada após a ilha passar por um momento de exploração.

Dica de ouro: Leve contigo repelente. Não se esqueça de passá-lo antes de iniciar sua trilha. Nós pudemos testemunhar uma menina toda empelotada de uma maneira que nunca havíamos visto, após ter feito a trilha sem passar repelente.

Basin Lake

O lago Basin foi criado pela exposição da água resultante da depressão natural da areia. Apenas paramos para fotografar, pois não é permitido nadar nele.

Wanggoolba Creek

Um riacho de águas claríssimas que percorre o interior desta floresta tropical. É também conhecido como “riacho invisível”. Pela foto pode-se ver o porquê.

Central Station

Originalmente estabelecido como camping dos trabalhadores que exploravam a ilha, hoje esta área abriga uma exposição fotográfica explicando o desenvolvimento de Fraser Island e curiosidades sobre sua flora e fauna.

Aproveite para admirar as Towering trees, que como tradução livre seria “árvores-torre” devido às enormes alturas que atingem (algumas atingem mais de 200 metros).

O Pier

Ótimo ponto para ver o sol se pôr. Existe um barzinho no início do píer de onde é possível adquirir petiscos e bebidas a um preço um tanto elevado.

The Pinnacles

Uma espetacular falésia de areia com cores que variam entre o amarelo, laranja e vermelho.

Seven Mile Beach

Esta praia, chamada de Seven Mile Beach (acreditem!), é uma rodovia federal com direito à placa indicativa de máxima velocidade.

Champagne Pools

Estas piscinas naturais são conhecidas como Champagne pools por conta da espuma que se forma quando a água do mar atravessa a pequena barreira de pedras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sim, é o que dizem! Porque nós só vimos mar já que a maré estava bastante alta e o mar violento.

Sand Dunes

Dunas de areias gigantescas bem ao lado da praia…  coisa linda! Nos sentimos no Deserto do Saara.

Indian Head

É uma península rochosa no final da Seven Mile Beach. O nome foi dado pelo Capitão Cook quando chegou por ali e viu diversos aborígenes nesta localidade.

Maheno Wreck

Os destroços deste navio talvez seja umas das atrações turísticas mais famosas de Fraser Island.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O SS Maheno era um navio pertencente à Union Company da Nova Zelândia que operava no Mar da Tasmânia. Ela também foi usada como um navio pelas Forças Navais da Nova Zelândia durante a Primeira Guerra Mundial. Foi levada à ilha Fraser por um ciclone em 1935 após sofrer naufrágio.

Eli Creek

Um riacho com águas calmas onde os turistas costumam flutuar utilizando bóias. Mas é tãããão lento que nós preferimos percorrê-lo caminhando pelas águas.

Mapa de Fraser Island com os pontos citados neste post

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão.

Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Chip de Celular Internacional| Seguro de Viagem

Tem algum dúvida ou gostaria de compartilhar suas experiências? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Não deixe de nos seguir no IG, Face, Twitter e Youtube.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *