Uluru: a magia do outback australiano

Uluru, também conhecida como Ayers Rock, é o maior monólito de areia do mundo e fica localizada em pleno deserto australiano: o famoso outback. A cidade mais próxima é Alice Springs, distante 450 km de carro (nem tão próximo assim). Uluru está listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Visitar o outback australiano foi provavelmente uma das maiores aventuras que já fizemos na vida. A estrutura do local é limitada: há apenas um complexo hoteleiro em Yulara e um aeroporto pequeno para receber os voos vindo de grandes cidades como Sydney, Melborne e Cairns.

Como chegar a Uluru (Ayers Rock)

O aeroporto de Yulara chama-se Ayers Rock Airport (AYQ) e recebe voos das companhias locais Virgin e Jetstar. Esta é a maneira mais rápida e fácil de acessar Yulara e foi a nossa opção. Partimos de Sydney e o voo durou pouco mais de 3 horas.

Outra maneira (também comum) é voar para Alice Springs e de lá visitar Uluru com algum tour local. Muitas empresas oferecem esta opção, mas imagino que seja bastante cansativo devido à distância.

Nós optamos por fazer um tour de 02 dias com a empresa Backpackers Deals, não só por oferecer um pacote mais barato, mas também porque prometia ser uma opção mais aventureira e desprendida. Afinal, sabíamos que iríamos dormir ao relento no deserto, sob as estrelas.

Uluru (Ayers Rock)

Fomos apanhados no aeroporto pelo nosso guia Reed (um cara muito gente fina) e já partimos com o grupo direto para Uluru.

Fomos deixados em um dos acessos ao Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta para fazermos a trilha (Kuniya Walk) que dá a volta no monolito. Foram quase 09 quilômetros que percorremos em pouco menos de 2 horas.

Dica de ouro (ou melhor: sobrevivência): Leve contigo uma garrafa d’água e beba sem parar. Ao longo da trilha você vai encontrar 3 pontos com água potável para abastecer a garrafa. Quando você achar que já bebeu muita água, beba mais! Nunca é o suficiente! Mesmo bebendo bastante água, o Régis passou mal com sinais de desidratação. O melhor mesmo é beber algo com sais minerais como Gatorade etc.!

O sol durante o dia é absurdamente quente e o tempo é muito seco. Não importa o quanto você esteja se hidratando, os olhos e boca sempre parecerão secos.

Leve para a trilha, além de garrafa plástica, protetor solar e boné.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao final do dia, assistimos ao pôr do sol em um ponto estratégico, de onde era possível observar Uluru mudando de tonalidade de acordo com a incidência de raio solar (que ia diminuindo). E também foi ali que nosso guia parou para fazer nosso jantar.

À noite, nós dormimos dentro de um Swag, que é uma espécie de saco de dormir de lona utilizado para dormir ao relento (um típico artigo de camping australiano). Não posso dizer que é confortável, mas foi inusitado dormir no meio do deserto, vendo as estrelas e sentindo a temperatura cair ao longo da noite.

Mapa de trilhas de Uluru

Kata Tjuta

No dia seguinte era a vez de fazermos a trilha por Kata Tjuta, mas não sem antes acordarmos ainda de madrugada para vermos o sol nascer em Uluru. Como se não bastasse, ainda preparamos e tomamos o nosso café da manhã por ali mesmo… foi muito bacana!

O Kata Tjuta (também conhecido como Olgas) é um conjunto de 36 montes que cobrem uma área de quase 22 km² dentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta.

Nós fizemos a trilha completa, passando pelo Vale dos Ventos (Valley of the Winds) e pela Walpa Gorge. Foram aproximadamente 7,5 km de trilha em menos de 4h.

Fazermos esta trilha pela manhã foi crucial e muito mais tranqüilo, pois o tempo não estava tão quente ainda, nem o sol tão forte. Em muitos momentos, tínhamos sombra, seja feita pelos montes ou pelas nuvens.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mapa de trilhas de Kata Tjuta

Através das fotos e do vídeo, você já notou que se trata de um lugar único no planeta. Por este motivo, se você vai à Austrália, não pode deixar de incluir a visita até este ponto especial do outback australiano. Recomendamos fortemente!

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão.

Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Chip de Celular Internacional| Seguro de Viagem

Tem algum dúvida ou gostaria de compartilhar suas experiências? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Não deixe de nos seguir no IG, Face, Twitter e Youtube.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *