Um roteiro completo pela Avenida Paulista, o coração de São Paulo

Acredito que a Avenida Paulista seja realmente o coração da cidade de São Paulo. É lá que se encontram todas as tribos, é onde os executivos correm de um lado para o outro durante a semana, é onde estão vários museus e centros culturais imperdíveis da cidade e é onde, aos domingos, é fechada e se transforma em um grande boulevard para o público.

A Paulista possui tantos atrativos culturais e arquitetônicos que é possível fazermos um roteiro turístico que preencha um dia inteiro. Recomendamos fortemente que seja feito em algum domingo, pois se transforma em uma verdadeira “praia de paulista” e tem um clima muito alto astral. As pessoas vão lá para passear de bicicleta, skate, patins, tocar música, vender artesanato ou produtos próprios e até passear com cachorro.

O acesso à Avenida Paulista é extremamente fácil, principalmente de metrô, pois a linha verde passa por baixo e possui diversas estações em longo dela.

 

O que ficar na Avenida Paulista?

Na própria Avenida Paulista está localizado o hotel Ibis São Paulo Paulista. Melhor localização que esta é impossível!

O que conhecer na Avenida Paulista?

MASP

O Museu de Arte de São Paulo (ou MASP) é um dos grandes ícones da Avenida Paulista e não poderia deixar de abrir esta lista de atrações. O edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi na década de 1960. É uma importante obra da arquitetura brutalista brasileira e um dos edifícios mais conhecidos da capital paulista.

O MASP possui importantes obras em seu acervo, de artistas importantes como Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh e Di Cavalcanti.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Nas quintas-feiras vai até as 20h.

Dica de ouro: Todas as terças-feiras o ingresso ao museu é gratuito.

Instituto Moreira Salles

A sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo foi recém-inaugurada na Paulista (em setembro de 2017), na extremidade próxima à Avenida Consolação.

O IMS tem a fotografia como sua grande protagonista, onde ocorrem exposições, workshops, cursos e até uma biblioteca completa dedicada ao tema.

O seu interior conta também com o Balaio Café, do chefe Rodrigo Oliveira (aquele do Mocotó!), que tem pães de fermentação natural, tapiocas, cuscuz, bolos e cafés.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 20h. Nas quintas-feiras vai até as 22h. O acesso é gratuito.

Japan House

A Japan House foi construída com financiamento do governo do Japão para ser o primeiro centro cultural do mundo dedicado à cultura nipônica.

Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o local tem 2.500m² e foi inaugurado no ano de 2017. Fica localizada no início da Avenida Paulista, no número 52, e abriga exposições e oficinas com temáticas da cultura japonesa.

Não pense que você irá encontrar apenas aquele “Japão tradicional”. Muito pelo contrário, pois muitas exposições de artistas contemporâneos têm “bombado” todos os meses.

O museu funciona de terça a sábado, das 10h às 22h. Nas quintas-feiras e feriados, fecha às 18h. O acesso é gratuito.

Casa das Rosas

Bem em frente à Japan House, está localizada a Casa das Rosas. Um casarão em estilo clássico que foi construído em 1935 e abriga exposições e manifestações culturais ligadas à literatura e poesia.

O jardim das rosas é uma atração à parte! Nele também está localizado um café (um pouco overpriced) onde também é servido brunch e almoço.

O centro cultural funciona de terça a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, fecha às 18h. O acesso é gratuito.

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é mais um centro cultural localizado na avenida com foco nas artes contemporâneas. Promove frequentemente exposições gratuitas.

Não costuma estar muito cheio, mas vale a visita!

O centro cultural funciona de terça a sábado, das 9h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, abre às 11h. O acesso também é gratuito.

Centro Cultural Fiesp

O edifício da FIESP é outro marcante no skyline da Paulista. Sabe aquele edifício inclinado que mais parece uma meia-pirâmide? É ele!

Em seu interior ocorrem exposições sobre temas diversos e teatro. Vale ressaltar que frequentemente acontecem grandes montagens nos teatros da FIESP e as peças são sempre gratuitas. As reservas devem ser feitas através do site Meu Sesi.

O centro cultural funciona de terça a domingo, das 10h às 20h. O acesso também é gratuito.

Parque Trianon

O Parque Trianon fica em frente ao MASP e é oficialmente chamado de Parque Tenente Siqueira Campos. O parque tem em seu interior a famosa escultura “Fauno” do artista Victor Brecheret.

O parque fica aberto das 6h às 18h.

SESC Avenida Paulista

A nova unidade do SESC será na Avenida Paulista e tem previsão de inauguração para o 1º semestre de 2018. Ainda este ano teremos uma nova atração, que vai contar com cafeteria, comedoria, espaço para leitura, oficinas culturais, áreas de exposição e convivência.

Arte Urbana

Para quem curte arte urbana, a Paulista também é lugar para fazer uma “caça ao grafite”. Do já renomado Eduardo Kobra, é possível encontrar o mural do Oscar Niemeyer e também Ayrton Senna.

Há também uma grande escultura de Tomie Ohtake instalada na calçada, em frente ao número 1.111.

Onde fazer compras na Avenida Paulista?

Você pôde perceber que a Avenida Paulista está cheio de opções culturais para todos os gostos e idades, mas também oferece diversos Shoppings e lojas de rua para quem curte gastar uma graninha.

Um dos mais famosos (muito disto por conta de sua arquitetura modernista que marcou época) é o Conjunto Nacional. Um edifício que reúne lojas no térreo (incluindo a Livraria Cultura: gigantesca!), cinema e consultórios na torre.

Outros Shoppings da região são: Shopping Center 3, Cidade São Paulo, Top Center e Pátio Paulista.

Veja o mapa que fizemos com as atrações culturais ao longo da Avenida Paulista.

************************************************************************************************************

Utilizando os links das empresas parceiras do Passaporte Rodado para fazer suas reservas, ganhamos uma pequena comissão.

Você não pagará nenhuma taxa extra por isto e, assim, nos ajudará a monetizarmos nosso trabalho.

Reserva de hotel | Aluguel de Carros | Chip de Celular Internacional| Seguro de Viagem

Tem algum dúvida ou gostaria de compartilhar suas experiências? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Não deixe de nos seguir no IG, Face, Twitter e Youtube.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *